Investimentos
As contribuições previdenciárias são aplicadas no mercado de capitais por meio de fundos de investimento, com o propósito de gerar rentabilidade e, assim, promover a multiplicação patrimonial dos recursos financeiros destinados ao custeio dos benefícios previdenciários.
Política de Investimento
A Política de Investimentos é um dos processos estratégicos do RPPS, pois a adequada administração dos ativos é fundamental para que se assegure a sua sustentabilidade. Sua formulação encontra-se prevista nos art. 4º e 5º da Resolução CMN nº 4.963/2021 e representa instrumento para a observância dos princípios de segurança, rentabilidade, solvência, liquidez, motivação, adequação à natureza de suas obrigações e transparência na aplicação dos recursos, e na avaliação de seus riscos.
⇒ 2024 - Política de Investimento
Relatórios de Investimento
Os Relatórios de Investimentos são documentos que detalham a rentabilidade e as movimentações realizadas na carteira de investimentos, com o objetivo de assegurar a transparência na gestão dos recursos aplicados. Esses relatórios oferecem uma visão clara do desempenho financeiro e das decisões de alocação, permitindo o acompanhamento e a fiscalização dos investimentos, de modo a garantir a eficiência e a integridade dos ativos administrados.
⇒ 2024 - Relatórios Mensais e Anuais de Investimentos
⇒ 2023 - Relatórios Mensais e Anuais de Investimentos
⇒ Anteriores - Relatórios Mensais e Anuais de Investimentos
Credenciamento de Instituições Financeiras
Nos termos da Portaria MTP nº 1.467/2022, a unidade gestora do RPPS deverá realizar o prévio credenciamento de todas as instituições financeiras que recebam ou administrem recursos do RPPS.
Os critérios para o credenciamento das instituições deverão estar relacionados:
- À boa qualidade de gestão;
- Ao ambiente de controle interno;
- Ao histórico e experiência de atuação;
- À solidez patrimonial;
- Ao volume de recursos sob administração;
- À exposição a risco reputacional;
- Ao padrão ético de conduta e à aderência da rentabilidade a indicadores de desempenho;
- E a outros destinados à mitigação de riscos e ao atendimento aos princípios de segurança, proteção e prudência financeira.